top of page
Buscar

O que as emoções negativas tem a nos ensinar?


ree

Para poder estar bem consigo mesmo, em paz e satisfeito com a vida que você tem, é importante compreender o que as emoções negativas que você sente quer lhe mostrar.


As emoções negativas são no mínimo, um sinal de alerta para que o seu corpo e a sua mente se reorganizem, com o objetivo de provocar um movimento que o leve a uma pequena ou grande mudança e existem para serem observadas e para que seja possível extrair delas o melhor aprendizado.


Tanto as emoções positivas quanto as emoções negativas se correlacionam e se complementam, inclusive a dualidade coexiste em tudo que há no universo. Quando você ACEITA este fato, consegue chegar a um estado de equilíbrio. Isso significa que ao contrário de anular as emoções negativas ou fazer de conta que está tudo bem, você passará a compreendê-las e questioná-las entendendo de fato a causa raiz do que você está sentindo. Quando alguém está sentindo emoções como: ódio, inveja, frustração, irritação, desespero, desgosto, revolta é comum acreditar que a causa raiz desta emoção seja ela mesma ou o fato ocorrido, mas o fundo emocional dessas emoções é sentimento de raiva. Da mesma maneira, quando alguém sente emoções como: vergonha, culpa, impotência, sofrimento, a causa raiz destas emoções é o sentimento de tristeza. A grande sacada está em compreender o sentimento raiz ligado às emoções que você está sentindo para então poder fazer as perguntas certas que te levarão a novos insights e comportamentos. É a partir das respostas que você encontrar que compreenderá porque faz o que faz ou porque age como age.

Sentir emoções negativas e ser afetado por elas significa permitir enxergar com mais empatia e compaixão a realidade que atravessa a si mesmo e as pessoas à sua volta. Pra te ajudar a lidar com esse desafio, eu separei algumas dicas pra você refletir e por em prática. São elas:


Reconheça o que sente!

É importante reconhecer todas as emoções ligadas a questão que você está enfrentando. Anote-as e perceba como se sente com relação a isso.


Identifique a causa!

Após compreender as emoções que você listou, tente pensar nos fatos que causaram essas emoções.


Identifique o sentimento raiz!

Após ter compreendido a causa das suas emoções, mergulhe mais profundamente para identificar o sentimento raiz e qual foi a sua responsabilidade consciente ou inconsciente para que a emoção negativa ocupasse maior espaço na sua mente.


Se permita fazer novas perguntas!

Permitir-se novos questionamentos sobre "Como posso lidar com a situação xxxxx de maneira racional e equilibrada?" pode te ajudar muito a ter um olhar novo sob nova perspectiva. Você não é o mesmo de ontem e não será o mesmo amanhã, mas hoje você ainda pode mudar algum aspecto da sua vida que deseje.


Faça terapia!

O autoconhecimento te liberta e te salva de si mesmo. Entender como você funciona, entender os seus pensamentos, emoções e sentimentos, te dá a clareza para gerenciar melhor os seus limites e criar novas possibilidades para lidar com os contextos de desafio que se apresentarem com resiliência e centralidade.












 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page