Conversas difíceis
- Maíra Santos

- 20 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Quando precisamos abordar um assunto delicado, ou expor que discordamos de algo que foi dito, nem sempre ficamos confortáveis e encontramos a melhor forma para lidar com isso de maneira leve. Muitas vezes, a falta de habilidade para conduzir esses diálogos atrapalha ainda mais e complica a situação, tornando-a mais conflituosa e desagradável do que ela se apresenta.
Para te ajudar a lidar com CONVERSAS DIFÍCEIS, eu separei 6 dicas que vão te ajudar neste enfrentamento. Vamos juntos?
1. INVISTA NO SEU AUTOCONHECIMENTO E SE EXAMINE ANTES DA CONVERSA
Durante uma conversa delicada, é fundamental olhar para dentro e entender o que estamos sentindo ao invés de culpar o outro. Geralmente, o outro não é a causa do nosso desconforto e, sim, um gatilho que revela algo que já está em nós.
2. DEFINA QUAL É O OBJETIVO DESSA CONVERSA
Se você deseja se preparar para um diálogo difícil, é importante saber qual é o seu objetivo com a conversa. Isso evita que você entre em assuntos desnecessários que geram discussões infinitas, além de te ajudar a não fugir do assunto.
3. ANOTE PONTOS IMPORTANTES E ENSAIE SE ESTIVER SE SENTINDO INSEGURO
Se estiver se sentindo inseguro antes da conversa, anote os pontos mais importantes que deseja mencionar e ensaie. Isso vai ajudar a ter mais confiança para conduzir o diálogo.
4. LEMBRE QUE O ÓBVIO PRECISA SER DITO
O que parece óbvio na nossa cabeça, muitas vezes, não é na visão da outra pessoa. Por isso é tão importante ser claro e transparente no momento de falar sobre as suas necessidades.
5. ESTEJA (verdadeiramente) ABERTO
A maioria das conversas falham porque as pessoas começam por descrever o problema a partir de sua própria perspectiva, o que implica um julgamento sobre a outra pessoa e provoca uma resposta defensiva. A abertura deve convidar a outra pessoa para participar da conversa buscando entendimento mútuo e a resolução conjunta do problema apresentado ou pelo menos, fazer com que ambas as partes reconheçam o ponto de vista de cada um.
6. OUÇA O OUTRO ATENTAMENTE (e se ouça)
Ouvir é uma parte muito importante para lidar com conversas difíceis. Ouvir nos ajuda a entender a outra pessoa e a sensação de ter sido ouvida torna o outro mais capaz de se ouvir. Mostre cuidado e preocupação fazendo perguntas abertas, peça informações concretas e parafraseie a outra pessoa para esclarecer e verificar sua própria compreensão, pois muitas vezes algo é dito de uma forma e compreendido de outra.



Comentários