top of page
Buscar

Como identificar que você precisa de ajuda com a sua saúde mental?


ree

Provavelmente você já conheceu alguém que em algum momento da vida teve problemas com insônia, se sentia constantemente ansioso, tenso e com dores no corpo, com muita oscilação de humor, mas não compreendia com clareza o que estava causando todo este desequilíbrio.


Histórias como essa infelizmente se repetem porque além de não trabalharmos de forma profunda nosso autoconhecimento, não estamos acostumados a prestar atenção nos sinais que o nosso corpo emite. Aliado a isso, há também mitos ligados à discriminação sobre a saúde mental que maximiza o problema.


Exemplo disso é a sociedade que congregamos que fala uma coisa mas faz outra, então:


  • Não conseguimos viver nossos lutos porque nos dizem que essa dor vai passar e temos que ser forte. Temos que engolir o choro;

  • Vemos nossas dores sendo romantizadas nos programas de telejornais como se fosse natural a constância de uma vida indigna;

  • Nos nossos ambientes de trabalho, alto grau de cobrança e falta de humanização continuam causando burnout, mas temos que fingir que está tudo sob controle;

  • Não podemos expressar nossa exaustão emocional porque nos dizem que há pessoas em situações piores que a nossa;

  • Nos dizem que temos que ser fortes tempo todo porque demonstrar vulnerabilidade é sinônimo de fraqueza.;


Tanta contradição só poderia mesmo confundir nossa mente e trazer pra nós a responsabilidade de algo que na verdade foi causado através de pessoas, lugares e situações do nosso campo externo. É preciso estar vigilante para isso, do contrário, além de ter nossa saúde mental afetada, corremos o risco de subentender por conta dessas contradições que a culpa é nossa.


Mas eu estou aqui pra desmistificar tudo isso e te dizer justamente o contrário, pois reconhecer que você precisa de ajuda é o maior gesto de coragem e autorresponsabilidade que você pode ter consigo mesmo.


Se você ou alguém que você conhece está apresentando sintomas como: Queda na produtividade, isolamento Social, distúrbios do Sono, ansiedade e Depressão, mudança de Apetite, agressividade e Raiva, ideação Suicida ou Abuso de Substâncias, ajude esta pessoa orientando a procurar um especialista da área da saúde mental.


Existem inúmeros tratamentos altamente eficazes como: Terapia em grupo, terapia individual, esportes além de terapias holísticas como Musicoterapia, Cromoterapia, Ervaterapia, leitura, espiritualidade.


Quanto mais rápido você iniciar o tratamento, mais efetiva será a sua recuperação.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page