top of page
Buscar

A Importância do Autocuidado


ree

Para falar sobre autocuidado, quero te convidar a pensar sobre a seguinte questão: O que você fez hoje por você, utilizando os recursos que você possui neste momento com o objetivo de tornar o seu dia mais leve, melhor?


Autocuidado é o compromisso que você firma consigo mesmo a fim de garantir que estará bem e inteiro, para cumprir as responsabilidades do seu dia. A primeira coisa que você precisa fazer para criar uma rotina de autocuidado é identificar qual parte sua (física, mental ou espiritual) precisa ser tratada para que seja possível entender o que aplicar. Na prática, você pode conseguir identificar o seu estado emocional logo pela manhã, por exemplo. Então, eu recomendo que ao acordar você observe como você está se sentindo, como o seu corpo está reagindo aos estímulos das sensações, qual é a qualidade dos seus pensamentos, como você está sentindo a sua energia circular no seu corpo.


Todos estes detalhes são ações que você pode e deve usar para ampliar a sua percepção e identificar o seu estado. Inclusive, vou te dar um exemplo real que já aconteceu com muitas pessoas: Suponhamos que logo pela manhã, uma pessoa acordou e ainda na cama ao abrir os olhos, percebeu que estava sentindo dor ou desconforto físico nas pernas, aperto no peito, sensação de cansaço e pensamentos repetitivos.


Neste caso, observamos que a tríade corpo, mente e espírito dessa pessoa provavelmente estão comprometidos já que a sua percepção se deu em todos estes aspectos. Como solução, a alternativa seria integrar práticas de autocuidado que ajudem a reestabelecer a energia para interromper o ciclo da doença.


Então, eu por exemplo recomendaria a essa pessoa tomar um banho, lavar a cabeça; Tomar um café da manhã gostoso sem ligar TV (para evitar consumir notícias trágicas), colocar uma música animada (considerando o estado emocional da pessoa), meditar por 10 minutos sentado (com a coluna ereta) em algum lugar ao livre que possa receber luz do sol, seguido de respiração consciente (inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca) e finalizando com um exercício físico que poderia ser por exemplo uma caminhada.


Todos estas ações de autocuidado podem e devem ser aplicados, mas para isso é necessário praticar continuamente o autoconhecimento a fim de perceber o que está acontecendo com você e o seu corpo e ter tempo suficiente de reverter o quadro ou procurar ajuda.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page